O que o aluno estuda

O TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL é o profissional que realiza integração de sistemas de automação composto por redes industriais, instrumentação, sistemas robotizados, automatização hidráulica e pneumática, sistemas de controle eletromecânicos e sistemas embarcados. Emprega programas de computação para supervisão e controle da produção integrado às redes industriais. Realiza manutenção nos elementos utilizados para automação, medição e controle. Projeta, propõe, planeja e executa instalação dos equipamentos utilizados nos sistemas de automação. Realiza manutenção em sistemas de automação industrial. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos industriais elétricos e eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade, segurança e gestão. 

Modalidade:  Mtec - Ensino Médio Integrado ao Técnico

Certificação: Ao concluir a 1ª e 2ª série o aluno receberá o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar Técnico em Instrumentação Industrial. Ao concluir as 3 séries, o aluno receberá o Diploma de ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, que lhe dará o direito de exercer a profissão de Técnico em Automação Industrial e o prosseguimento de estudos em nível de Educação Superior.

Quem pode cursar: quem tiver concluído o Ensino fundamental.

Mercado de Trabalho

  • Empresas de manutenção e reparos.
  • Laboratórios de controle de qualidade.
  • Empresas integradoras de sistemas de automação industrial.
  • Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados.
  • Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos.
  • Indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de exploração e produção de petróleo. Aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico.

Detalhes do curso

Coordenador: Cláudio Rodrigues
Período: Vespertino
Duração: 3 anos